domingo, 16 de junho de 2013

SEMANA 7 - Passeios e mastros

Esta semana começou e terminou em passeio Como o tempo não tem estado famoso para praia fomos até Monchique que fica a cerca de 70 Km daqui. 
Subimos de carro até à Foia, o ponto mais alto do Algarve. No caminho a vista é espantosa e lá em cima acredito que em dias de céu limpo também seja eheh Com o nevoeiro que estava pouco se viu no horizonte...

Almoçámos muito muito bem e a preço acessível no Jardim das Oliveiras (aconselho couves à Monchique e as farófias!) e fomos atrás das termas de Caldas de Monchique. 

Foi difícil lá chegar porque as placas não ajudam, mas quando chegámos parecia que tínhamos entrado num outro mundo! As termas são lindas! Cheias de vegetação diversificada, construções típicas de termas, lugar para piqueniques e o barulho da água a acompanhar-nos por todo o lado! Vale muito a pena lá dar um saltinho!




O passeio de ontem foi difícil mas por outros motivos! Decidimos ir de bicicleta até ao Pego das Pias que fica a cerca de 10 Km aqui de casa. Far-se-ia bem se não fosse um percurso carregado de subidas e descidas! Para lá consegui ir quase sempre a pedalar, mas a volta já não foi nada fácil e houve largos momentos de caminhada com a bicicleta à mão eheh Mas chegámos os dois bem e de saúde e à nossa espera já estavam visitas com carninha no grelhador! Sim, o nosso espaço exterior foi finalmente inaugurado!


Passeios à parte  durante o mês de Junho decorre no concelho de Odemira o Festival dos Mastros, sendo S. Teotónio a principal dinamizadora. Aliás, o lema da festa dos mastros é "S. Teotónio nã drome". Desde o início do mês há marchas em tudo o que é terra (as marchas vão dum lado para o outro) e claro que na minha terra também houve festa! E onde era o local exacto da festa? Mesmo aqui à porta, está claro! Na parte da frente estavam estacionados os autocarros e era onde os marchantes se preparavam, na lateral era onde estava o palco! E adivinhem até que horas havia licença de barulho! 4h da manhã!!!!! Valeu-nos o cansaço todo que tínhamos em cima nesse dia :) 
Ora e como disse "S. Teotónio nã drome" e não dorme porque as ruas ficam assim:






A TAIPA também contribuiu já que tem um projecto com a comunidade de S. Teotónio e um dos meus dias de trabalho (e do Rui que ele também lá foi ajudar) foi passado a montar um palco segundo a tradição. 




E ao fim de um longo dia com a ajuda de mais gente o resultado final foi este: E não é que já lá cantou o Toy?!? Não é qualquer um que pode dizer que enfeitou o palco onde o Toy actuou eheh





PROPÓSITO da Festa dos Mastros 

Sem comentários:

Enviar um comentário