sábado, 8 de junho de 2013

SEMANA 6 - Odemira


Odemira pertence ao distrito de Beja e é a sede do maior concelho de Portugal em extensão territorial. É limitado a norte por Sines e Santiago do Cacém, a leste por Ourique, a sueste por Silves e a sul por Monchique e Aljezur.

Odemira é uma vila pequena. Para alguém que, como eu, está habituado a ter tudo por perto e muito por onde escolher, é inevitável por vezes vir-me à cabeça a expressão "Ai mas que fim de mundo onde eu vim parar!"... Mas é coisa para sair da cabeça com igual rapidez com que veio! Passo então a dois exemplos das dificuldades com que já me deparei:
- Encadernações: Ora em Aveiro o que não falta são sítios para encadernar tudo e mais alguma coisa, de todas as formas e feitios, com capas assim e assado, argolas X e Y. Aqui? Bem, não esteve nada fácil de conseguir uma encadernação tão simples como: argola em espiral, capa de trás preta e de plástico e capa da frente plástico opaco... Algo que em Aveiro nas 4 ou 5 reprografias que me lembro que existem fariam! Por aqui só existem duas reprografias (e uma é noutra vila!) e o melhor que consegui foi argola em espiral, capa de cartão branco e capa da frente em folha de acetato. Lição a tirar: Não fosses esquisita, Inês!
- Iogurtes: Já há 3 anos que vivo perto dum Pingo Doce, o meu supermercado favorito! E quando digo perto, é mesmo perto! Agora... Agora o Pingo Doce mais próximo fica a pelo menos uma hora de distância (Sim, senhores do Pingo Doce têm de ver bem a vossa cobertura nacional: em Aveiro há 4 Pingos e aqui num concelho inteiro com 1720 Km2 nem um?!!?!?)! Gosto muito dos produtos e organização da marca Pingo Doce principalmente dos iogurtes. E quem me conhece bem sabe o valor que dou aos iogurtes! Pois bem, depois de muita experimentação e pesquisa nos supermercados aqui da zona (Intermarché, Lidl e Aldi) não há iogurtes líquidos como os de banana-morango do Pingo Doce... é que não há mesmo! A solução será trazer garrafas aos montes sempre que passar por um e pronto... Quanto aos iogurtes de aromas o problema também estava a acontecer mas na 5ta feira tive de ir a um supermercadozito em S. Teotónio (a outra vila que por acaso tem também reprografia) e  reparei que tinham iogurtes da marca deles (Amanhecer). Olhei para o Rui e ele para mim e assim-comá-sim já tinhamos experimentado tudo, por que não? E não é que os iogurtes são maravilhosos? E pronto para estes a solução já é mais simples :)

Mas adiante! Odemira é também o nome do nosso gato :) 

Mal cheguei à Taipa uma colega minha perguntou-me: "Tu não queres um gato? A minha gata teve gatos!". Mostrou-me a foto e o pretinho era tão fufinhoooo. Mas bem, ia para uma casa que não era minha e achei melhor não me meter em trabalhos... Mas praticamente todos os dias perguntava à minha colega pelo gato e ela já dizia: "O teu gato nananana". Falei com o Rui, amigas com gatos descansaram-se e disseram-me que havia soluções para não haver destruição de bens e lá fomos nós buscar o bicho! E cá está ele :) Nos primeiros dias só bufava bufava e andava sempre escondido nos buracos todos (e bem que reduzimos a área de acesso dele com muitas portas fechadas!). Andava de rastos e sempre alerta ao ponto de adormecer em pé! 
Mas agora já arranjou o cantinho dele à janela, já come bem, já mia, não bufa, já brinca com as coisas que lhe arranjámos para não ter que brincar com os sofás e cortinados, e até fica sossegado no meu colo enquanto faço tricot! 
O próximo passo vai ser habitua-lo à rua para poder andar por aí e voltar... inteiro e sem mazelas, se possível!



E como me esqueci do A PROPÓSITO na semana passada hoje vou pôr dois!

A PROPÓSITO de dores nas costas (resulta comigo!): https://pt.wikipedia.org/wiki/Reeduca%C3%A7%C3%A3o_postural_global

A PROPÓSITO de gatos:



3 comentários:

  1. Ah ah.. O Odemira bufa?? eh eh.. estou a ver que estás a ficar rendida ao gatinho.. E esquece lá isso das marcas, experimenta outros que hás-de (acertei!!) gostar!! Beijinho*
    Cuco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora já não bufa :)Oh Cuco acertas-te sim! Que orgulho! Já nem precisas de mim para isso eheh

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar