domingo, 13 de outubro de 2013

SEMANA 23 e 24 - Autárquicas e modos de vida

Pois desta vez não foi falta de tempo... Foi mesmo esquecimento!

Mas tudo se resolve e aqui estou eu a falar-vos das minhas últimas duas semanas.

Ora na semana passada foi fim de semana de autárquicas. Como tinha estado há pouco tempo em Aveiro e a minha residência oficial ainda é lá, acabei por não ir votar: Se os candidatos me pagassem a viagem eu até ia eheh Ora e as autárquicas aqui são completamente diferentes de nos outros locais em que estive: Não há praticamente candidatos de direita... é que nem sequer fazem campanha! Soube do candidato para a câmara pela coligação PSD e CDS apenas porque a sua sede é ao pé dos Correios e tive de lá ir! Caso contrários, acharia que só PS e CDU se candidatavam! Para terem uma noção melhor da dimensão da coisa: Em todo o concelho (câmara, juntas e assembleias) apenas houve uma pessoa do PSD eleita! Uma! De resto PS e CDU estavam em força! Aliás, aqui é normal a CDU ter quase tantos representantes na câmara como o PS e nas juntas também é detentor de algumas.
Ainda sobre as autárquicas aconteceu aqui um grande fenómeno. Ora como devem ter percebido, eu não conheço aqui assim tanta gente como isso. Mas não é que de entre as poucas pessoas que eu conheço, 3 estavam em listas partidárias, sendo que uma delas acabou por ser a vice-presidente da junta?!? Era interessante fazer a percentagem de pessoas que eu conheço na política e o total de pessoas que conheço, mas não me apetece eheh

O fim de semana passado, foi em família :) O sobrinho do Rui fazia anos e fomos ver a família e à festa! E quem me conhece bem sabe que eu gosto muito de festas de família e se tiverem bons petiscos ainda melhor! E para além de bem comer ainda houve tempo para vindimar, para tricotar e para aprender crochet para dar uma ajuda nos presentes de Natal :) Soube bem descansar!

E esta semana poderia ter sido parecida às outras não fosse a comemoração do aniversário da TAIPA. Ela fez 13 anos e nós fomos passar o dia a uma comunidade que existe aqui no concelho, em Relíquias, da qual já devem ter ouvido falar: TAMERA. Foi um dia bastante bem passado sob um sol quente de Verão (não estivéssemos nós a meio de Outubro!!!!). Conhecemos mais e melhor desta comunidade e eis o que mais me impressionou e gostei:
- Ao nível de ciência, fazem coisas impressionantes para aproveitamento da energia solar e da água... É mesmo muito interessante e creio que qualquer pessoa devia aqui vir e ficar boquiaberto com estas coisas. Para dar alguns exemplos, eles têm uma estação de tratamento de águas por plantas, têm uma estufa que, além de ser estufa, aquece óleos (que podem ser já usados) com a energia solar que por sua vez aquecem comida, produzem bio-gás com os restos de comida, possuem secadores para secarem os frutos utilizando energia solar, etc... Vale meeeeeeeeeeeesmo a pena ver!
- Todas as casas são construídas por eles e usando materiais que a natureza dá. Conclusão: vimos casas com palha, taipa, argila, cortiça, etc. E eram muito giras, muito confortáveis e, segundo a nossa guia, extremamente eficientes termicamente.
- Fizeram lagos em sítios estratégicos para melhor aproveitarem a água da precipitação e as escorrências. Esta água por sua vez irriga os terrenos em volta sem grande dispendio de energia.
- Apenas trabalham de manhã e...é suficiente! É verdade que não ganham um salário, mas ali não é necessário para o dia-a-dia já que os recursos são todos fornecidos. O dinheiro apenas é necessário essencialmente para a vida fora da comunidade.
- Não há conflitos nem violência porque antes de eles acontecerem as pessoas falam sobre isso em foruns dinamizados pela comunidade.
- A Aldeia da Luz é uma das sub-comunidades que lá existem e tem lá 3 casitas maravilhosas! Uma delas é dedicada à Olaria e escultura, outra à costura e reaproveitamento de roupa e outra dedicada às ervas aromáticas para maleitas, chás, etc... Este canto é maravilhoso!
E poderia pensar-se que esta era mais uma daquelas comunidades que se isolam do "mundo exterior" e que tentam impor-se como melhores do mundo cá fora... Tamera não é assim e isso também achei incrível! Uma vez por mês (de Maio a Novembro) eles fazem o Dia Aberto em Tamera e qualquer pessoa pode lá ir visitar. Para além disso realizam inúmeros seminários e palestras também abertos a qualquer pessoa. Produzem os seus legumes, mas também os compram a alguns agricultores da zona. E a distância expande-se já que têm projetos de parceria com o Quénia, Israel e Palestina, Brasil e Colômbia. Cada uma destas parcerias tem o propósito de melhorar a vida de um conjunto de pessoas com problemas específicos (sejam por ser pobres ou por serem perseguidos) sem nunca imporem os seus ideais: Ajudar porque podem! Aliás, em nenhum momento a nossa guia comparou o "exterior" com a comunidade: eles são assim e pronto, não exigem nem impõem nada a ninguém!
E pronto, espero não vos ter aborrecido com toda esta informação, mas queria dar-vos a conhecer mais um pedaço deste Alentejo que é diferente!

A PROPÓSITO de Tamera (claro!)... Podem saber mais sobre eles aqui:
http://www.tamera.org/index.html


Sem comentários:

Enviar um comentário