domingo, 20 de outubro de 2013

Semana 25 - Desporto e Caminhadas

Quem me conhece sabe que eu gosto de fazer desporto. Isto não significa que o faça com intensidade e regularidade, mas sempre que posso gosto de ter uma rotina de desporto. Desde pequenina que nado, quando comecei a ter tempo e rendimentos comecei a ir para o ginásio e nos últimos 3-4 anos tenho períodos em que corro na rua e já fui a algumas provas (10 Km). Aqui em Odemira as estradas para correr são lindas o que dá logo um outro incentivo. O Rui anda todo entusiasmado e treinou primeiro para uma meia-maratona e agora está praticamente com o treino terminado para a maratona completa. Eu não consigo ter regularidade para treinos para distâncias tão longas, no entanto, estou a treinar-me para nova corrida de 10 Km (corrida pessoal, por aqui há poucas provas organizadas...). Mas, mais uma vez, manter o plano tem sido bastante complicado já que agora comecei a ter formação de formadores o que me "retira" 3 finais de tarde/noite. Para além disso, tenho um aluno de contrabaixo e, por isso, lá vai mais um outro final de tarde/noite. Vai daí, resta-me o fim de semana e a possibilidade de fazer corridas curtas entre o fim do trabalho e o início da formação e isso é enquanto está de dia, porque em breve vai ficar de noite e por aqui os caminhos bonitos são também "perigosos" para uma cachopa andar sozinha à noite. Cheguei à conclusão que mais vale não me preocupar com o plano mas sim tentar ir correndo 5-7 Km pelo menos uma vez por semana e pode ser que em Janeiro, depois do fim da formação, consiga regressar ao plano. Para além disso inscrevi-me na piscina e sempre que possível tentarei lá ir ao sábado de manhã. Já fui e sabe mesmo bem :) 

Para além destes desportos tenho andado também a fazer caminhadas. A Rota Vicentina, está agora a fazer uma manutenção dos percursos e estão a convidar quem quiser ir com eles fazer todas as etapas dos percursos. Pareceu-me uma óptima oportunidade para conhecer pessoas, conhecer os espaços daqui e ainda caminhar... coisa que tanto gosto :) No entanto, tenho de reescrever um artigo até Janeiro e apenas durante o fim de semana tenho tempo o que poderá comprometer a minha ida a muitas destas caminhadas. No entanto, algumas serão feitas durante a semana e, como já vos disse, estou a preparar caminhadas com a comunidade em que os pescadores serão os guias. Assim, quando o percurso passa no "nosso território" poderei ir durante a semana! E foi o que aconteceu na 2da feira! Fiz 15 Km de V.N. Milfontes até ao Almograve. A companhia era muito boa e interessante e o percurso muito bonito! Também esta semana (e na passada) fiz um percurso já com os pescadores: 10 Km da Azenha a Odeceixe (circular). O facto de ir com eles torna realmente o percurso muito interessante, cheio de histórias do passado... Vale muito a pena, mas a seu tempo divulgarei estas caminhadas - para já, está tudo em preparação! Ao nível de companhia é que correu menos bem... Sabe bem fazer caminhadas, mas com pessoas que as gostem de fazer! Fazer uma caminhada com alguém que foi obrigado, que está constantemente a queixar-se  e para quem fazer 15 Km é uma loucura, é uma verdadeira tortura! Mas bem, como cantam os Deolinda: " O que tem de ser tem muita força" e as minhas colegas não têm outro remédio senão ir e eu não tenho outro remédio senão aturar as constantes queixas...

A PROPÓSITO de planos de treino: O Rui e eu usamos este porque permite gerir bem os dias que queremos correr e os nossos objectivos, mas há muitos :)

Sem comentários:

Enviar um comentário