sábado, 4 de maio de 2013

SEMANA 1 – Vida nova



Ao contrário de muitos eu gosto de mudanças: mudar de vida, mudar de espaço, mudar de roupa, mudar de alimentação… Gosto da mudança e do que dela pode advir: se forem coisas más a solução passa por se pensar em nova mudança; se forem coisas boas então é simples! APROVEITAR e ser FELIZ J
O Swift veio carregadinho e portou-se bastante bem! Demorei cerca de 5, 5.30h e o gasto total da VIAGEM ronda os 50€ (não cheguei a gastar 50€ de depósito e as portagens são menos de 10€). Chegada à casa nova comecei a ver a casa com mais atenção e sim, a casa tem alguns problemas a resolver, mas tem bastante potencial e condições para cultivo, visitas, crianças e animais não faltam! Vai ser este o meu (nosso) espaço por um ano.
Vim para trabalhar… Tenho finalmente um EMPREGO onde entro às 9h e saio à 17.30 (salvo excepções como em todos os empregos), onde o que é para se pensar e fazer é na hora de expediente, onde tenho um salário e subsídio de férias, onde me compensam horas extra-laborais, onde desconto para a SS, onde pago impostos. E isto são coisas a que um bolseiro de investigação dá muito valor, por isso sim, estou feliz por ter um emprego J Trabalho na TAIPA, uma associação cooperativa que visa desenvolver o concelho de Odemira. Têm bastantes acções no concelho e o financiamento vem essencialmente de projectos comunitários. É precisamente num desses projectos que eu estou inserida: VALORIZANDO. É um projecto financiado pelo PROMAR que pretende valorizar a actividade pesqueira e os pescadores. As minhas funções serão escrever um guia de saberes e sabores da comunidade pesqueira do concelho, organizar um Festival do Mar e fazer um estudo de viabilidade de implementação duma unidade de transformação de pescado. No entanto, a equipa envolve mais duas pessoas (coordenadoras) que têm outras responsabilidades nas quais eu também “meto o nariz” sempre que é preciso. Pelo que me pareceu, aqui incentivam bastante a cooperação, entreajuda e trabalho de equipa, pelo que posso também ter de ajudar noutros projectos que nada têm a ver com o PROMAR. O local de trabalho é numa antiga escola em Odemira que alberga várias associações da região. Tenho lá um cantinho, mas em breve irei para um gabinete na Azenha do Mar e será essa a minha sede. Mas não fiquem com inveja por ter um gabinete só para mim: ao que parece é um barracão com chão de cimento! Mas não será nada que com um toque feminino (e somos 3!) não se dê a volta J
Esta semana foi dura devido ao CANSAÇO. Durante o dia sempre a trabalhar e quando chegava a casa era para limpar e arrumar as coisas. Mas agora já está tudo praticamente em ordem e posso começar a usufruir do local onde estou! Foi bastante complicado ter televisão e internet: a televisão porque a que o senhorio deixou estava avariada; a internet porque há gente muito incompetente a trabalhar as linhas telefónicas da TMN. Mas tudo se resolveu: a televisão porque tenho um vizinho espantoso que me emprestou duas televisões que ele tinha arranjado (uma delas também se avariou entretanto!); a internet porque há gente competente a trabalhar as linhas telefónicas da TMN.
Ainda não houve tempo para criar laços com as pessoas. Ainda estou a conhecer os meus colegas e a vizinhança, mas posso para já dizer que fui muito bem recebida por todos! Os alentejanos são de uma simpatia e apoio sincera e impressionante. O Sr. Mário que vende que arranja televisões (e também vende gás), por exemplo, prontificou-se a resolver o problema da televisão sem que eu lhe pedisse. Trouxe com ele a neta Sofia de 5 anos que por aqui ficou em casa umas horas a ajudar-me a fazer o jantar e arrumar coisas. Tenho aqui uma boa amiga inteligente e conversadora J
Ainda sinto a casa vazia, mas as minhas rotinas do tricot e das corridas ao final da tarde estão a voltar aos poucos!

Até breve,
Inês

A PROPÓSITO de mudanças

5 comentários:

  1. O teu trabalho parece-me interessante! Fico contente por ti :) Acho que daqui para a frente só vai melhorar, com o assentar das coisas ;)

    A propósito do link que deixaste, acho que não conseguia empilhar a minha tralha toda num canto de uma sala... Imagino quando tiver a minha própria casa eheheh Isso é que vai ser jogar tetris para manter tudo arrumado eheh

    Beijinho e boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... Eu também não que embora tenha andado bastante com a casa às costas nos últimos 2 anos não me serviu de muito! Ainda preciso de muitas viagens para trazer tudo eheh

      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Gostei de ver que já começas a conhecer gente do bem, que te ajuda mesmo sem te conhecer! Agora é tempo para ajeitar tudo em casa e também na cabeça. Força e qualquer coisa é só apitares para a tua malta "aveirense de vida". Sabes que estamos a apoiar-te! Beijinho grande e vou lendo.. uhu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És tu, Cuco? Anas há muitas pá :P

      Eliminar
    2. LOL.. sou eu, sim. É que isto assumiu o perfil do google :-)

      Eliminar